quarta-feira, 23 de abril de 2008

TEXTOS PARA A DISCIPLINA DE LINGUA PORTUGUESA

Agora que o Stôr de LP já me devolveu os textos dos TPC's, resolvi mostrá-los aqui:

EDUCAR PELA VIOLÊNCIA

"Educar" e "violência" são palavras que não combinam.

Mas sei que existem miúdos que são muito bem educados à frente dos adultos e uns autênticos anormaloides quando estão com os colegas. Conheço alguns e também conheço os pais. Esses miudos, se levam por exemplo uma nota baixa num teste, chegam a casa e são recebidos por um pai furioso que, em vez de conversar com ele e tentar saber o porquê, usa o cinto das calças para lhe mostrar que não são tolerados insucessos.

Muitas vezes, à mesa das refeições, enquanto os pais devoram as notícias da tv, se o rapaz abre a boca para dizer alguma coisa, leva logo um estalo e um "cala-te que quero ouvir isto!"

É claro que esses miúdos, a certa altura, deixam de interromper um adulto, têm sempre boas notas, estão muito sossegados nas aulas, mas não por respeito e sim por medo da dor física.

O que acontece depois é que muitas vezes, quando ninguém está a ver, são as piores criaturas do mundo.

Um que conheci, copiava que se fartava nas aulas, denunciava colegas para caír nas boas graças do professor e obter uns pontitos a mais na nota final.Tornou-se uma daquelas pessoas com a mania que sabe tudo e que é o maior. Batia nos miúdos do 1º ano e mandava neles como se fosse um rei, só que em casa, era um saco de pancada do pai, que entendia que as crianças tinham que ser "treinadas" como os cães, só que, enquanto os cães quando obedecem têm uma recompensa, aquele rapaz, se não cumprisse, levava, se cumprisse era só porque era a sua obrigação e nem um carinho recebia.

Duvido que o seu amor e respeito pelo pai, dure até à idade adulta.

B.F.

Amanhã segue o outro...

Sem comentários: