sábado, 26 de abril de 2008

ADOLESCÊNCIA E MENTIRA

Texto nº 2

Mentir é feio.O significado da palavra mentira é a afirmação contrária à verdade, mas é um facto que toda a gente já disse pelo menos uma.

As mentiras podem-nos ajudar num certo momento mas depois mais tarde, irão prejudicar-nos, como se diz: "a verdade vem sempre ao de cima" ou "a mentira tem a perna curta".

Os adolescentes mentem por vezes por causa do medo da reacção dos adultos, ou simplesmente para não os chatearem com perguntas. Mas quando se descobre que mentimos,é muito pior e somos vistos como cobardes porque não enfrentámos as consequências dos nossos actos.

É claro que sei que mentir é errado, mas também há mentiras e mentiras.

Mentir sobre um atraso na chegada à aula ou então por chegar tarde a casa sabendo que não se fez nada de mal, não acho a mentira assim tão grave. Mas há mentiras que prejudicam os outros, como por exemplo acusar alguém de algo que fomos nós a fazer. Isso sim, para mim é uma mentira grave e tenho a consciência de que nunca o fiz.

Tenho percebido ultimamente aquilo que a minha Mãe me diz sempre: "as desculpas, não se pedem.Evitam-se". Com a mentira é a mesma coisa: não vale a pena partir a cabecinha a inventar justificações, quando a verdade é sempre mais simples.
B.F.

1 comentário:

lagartinha disse...

Ai que se te apanho a mentir, faço-te ler este post 50 vezes seguidinhas...beijos
PS: tira lá a verificação de palavras que eu sou quase cegueta!