terça-feira, 20 de maio de 2008

A diferença entre betos e chungas

A diferença entre betos e chungas

Todos nós ouvimos falar de pessoas chungas e pessoas betas. Mas ao certo, que é isso de ser chunga e de ser beto?
“Aqueles a quem habitualmente chamamos betos, são pessoas que têm em comum certas características que os fazem parecer uma comunidade com regras, em que os outros não podem entrar.”
Usam todos os mesmos tipos de roupa, tipo camisa com pulover pelos ombros em cores rosa ou amarelo, calças de pregas azul-escuro ou beije, sapato de vela ou, no caso das raparigas, brincos de argolas enormes, cabelo a tapar metade da cara, o que faz com que quando estão a falar com alguém, inclinem a cabeça assim, para trás e para o lado.
Têm todos, rapazes e raparigas, um tom nasalado e devem pertencer a uma família, enorme, porque não há beto que não chame tio e tia aos pais dos amigos.
Têm como desporto preferido o ténis, percebam ou não do desporto, mas…é “in” ir ao Estoril Open.
Quanto ao chungas, esses, tive que andar a pesquisar muito, porque pelos vistos, nem toda a gente pensa o mesmo.
Por exemplo:
Chunga pode ser aquela pessoa que usa roupa de tamanho muito acima do que devia usar, ténis sem atacadores, tipo chinelos, cabelo mal lavado, comprido, barba mal tratada, no fundo um ar de quem dorme vestido e de manhã só tem o trabalho de se levantar e sair como estava no dia anterior.
Para uma tia minha, beta assumida, eu sou um chunga. Quer ela dizer com isto que eu sou um pobrito, com a mania que se deve usar a camisola por fora das calças de ganga e porque uso ténis para ir a todo o lado.
Isso e porque trato os amigos dos meus pais pelo nome deles e a alguns, por “tu”.
Que horror!
Também há que diga que chungas são aqueles que vestem roupas casuais, mas de marca, brinco na orelha, piercings e muito ouro.
Já não sei o que é chunga, porque quer-me cá parecer que existem mesmo, são os betos… e o resto do mundo.

56 comentários:

Anónimo disse...

Olá
Sou o Francisco. Andava à procura da definição de chunga para um trabalho da escola e encontrei o teu texto. Está muito fixe.
Também vou fazer um blogue e depois volto mais veze ok

lagartinha disse...

Para mim és um betunguinha.
Beto + chunga
Beto quando vestes roupa passadinha a ferro e do tamanho certo e chunga quando usas aqueles ténis horrorosos sem atacadores. Como nunca consegues pôr de parte os casacos com mangas do tamanho de um comboio e as calças a meio do rabo, mas mesmo assim andas limpinho, és um betunga!
Beijos

Anita disse...

Olá. A tua mãe fez alusão ao teu blog num comentário que me deixou, e eu resolvi vir espreitar.

Gostei da animação introdutória que fizeste, é uma ideia engraçada e funcional.

Quanto ao teu texto, não concordo muito contigo.
Para mim, betos não são todos os meninos ricos que têm aulas de ténis/equitação/outro desporto particularmente dispendioso. Não são sinónimos, percebes?
Os betos, de uma maneira geral, são aqueles que, isso sim, vestem bem e bom, são educados e vidrados em sms. Não têm de para isso ser asseados. São, muitas vezes, meninos mimados que querem e podem, embora isso não se verifique 100% das vezes. Como já disse, um beto pode ser considerado beto a partir do momento em que calça sapatos e veste Quebramar.
Há até quem considere alguém passa a ser um beto quando não é chunga nem emo.

Os chungas, esses são bem mais fáceis de caracterizar, até por eles próprios terem vocabulários muito reduzidos.
Imagina um rapaz de dezassete anos, com desenhos no corte de cabelo, tem a mania que faz beat-box, muitos acessórios, trata os amigos por "manos" e as amigas por "damas", obriga-se a usar a letra "x" várias vezes na mesma palavra, em cada frase diz três palavrões, tira fotos em tronco nu com os seus "bros" (- outra terminologia para "manos") ou a tentar mostrar que tem dinheiro, chama "cap" ao boné...bem, aí tens um xunga. Ah, veste muito cor-de-rosa, usa as malas de cintura ao pescoço, parece que está permanentemente coxo e com artroses nos dedos.

Depois tens os emos.
São "os revoltados".
Abreviatura do inglês "emotional", esta palavra pretende abranger todos aqueles que se vestem preferencialmente de preto, ouvem música emo (rock e punk rock, por exemplo), se automutilam, dizem que a vida é uma "palavra-que-define-o-dejecto-do-cão", dizem mal de tudo e de todos (sobretudo dos pais), não se preocupam com quem estão a falar (em termos de respeito), gostam de desenhos animados como a Emily-The Strange e tiram fotos em que têm dois dedos encostados à cabeça, como se fossem uma arma. Olham para o resto do mundo de cima. São de uma maneira geral inteligentes, sobretudo quanto a inteligência emocional e artística.

Peço desculpa a invasão (sobretudo uma invasão tão extensa!!), mas queria deixar expressa a minha opinião.

Beijinho*
Anita

Bruno Filipe disse...

Anita... obrigado por essas informações.
Eu tenho um chunga e um emo na minha turma, bom, e sei que tipo de pessoas são.
Mais uma vez obrigado por tudo visite-me mais e deixe comentários.
Bjs

lagartinha disse...

Caros Sócios:
Uma vez que esta página é para todos, penso que um dos benefícios devia ser o de poderem também publicar qualquer coisa aqui...
Assim, quem estiver interessado, faça o favor de indicar o e-mail para que o mesmo seja adicionado nas permissões de publicação.
Ana (Lagartinha Dot Com)
Clube de Bloguistas Portugueses

Anita disse...

Oh meu, q linguagem formal!! :P
Eu sou uma "tu", ok?

Beijinho*
PS: Actualiza o blog! :D

Anónimo disse...

Ok Anita...
"E por favor visita-me mais vezes, ya?"
Está melhor assim???

lagartinha disse...

Um bom início de semana.
Por favor, participem na votação que está a decorrer no clube entre hoje e amanhã. É importante.
Obrigada
CLUBE DE BLOGUISTAS PORTUGUESES

Jorge P. Guedes disse...

OLHA PÁ, EU SOU UM CHUNGA, MAS DE CABELO LAVADO E BARBA APARADA.

OS DO BRINQUINHO E MUITO OURO SÃO OS CIGANOS À RICARDO QUARESMA, TOPAS?

OS BETOS SÃO UNS TRISTES, COITADOS!

UM ABRAÇO E BOAS NOTAS!
Jorge Sineiro - El Prof.

Anónimo disse...

Boas tardes, eu sou o administrador do blog-do-otario.
Boas tardes! É com imenso prazer que vos convido a fazer parte do meu novo projecto aqui na blogosfera.

O objectivo é criar uma comunidade de bloguistas interessados em escrita, que estejam dispostos a partilhar textos e a participar, futuramente, em outros trabalhos relacionados. É um espaço livre, que partirá dos interesses pessoais/literários de cada um.

Se te mostrares interessado, segue este link:
http://espelhosentido.blogspot.com

Informa-te das condições, pede o cartão e torna-te sócio!

O espaço foi aberto hoje ao público, para ti, para vocês, para todos nós.
Espero contar contigo!

Anónimo disse...

Palhaço!

Rodrigo 80's disse...

tipo chunga é aquele que têm a mania que é bom e rouba todos tem sempre roupa de marca e anda sempre com o seu grupo com outros chungas.
para mim chunga é (marginal entre outros sinónimos)

Matty disse...

ha chungas que são boas pessoas, e não tenho nada contra eles. alguns deles são inclusive melhores do que muita gente que anda por ai com ar de santo.

Anónimo disse...

Que grande peta!!! No final sao todos burros e ignorantes. Nao sabem de nada.

Anónimo disse...

vcs mouros sao todos betalhada loool

Pinxexa djih 0uruh disse...

0lha anita tive a ler 0 teu
k0mentariu i p0r akaxu n k0nk0rduh k0m tud0 0 kdixxexte xobre ux xungax...
euh x0u uma miudah...xunga...i p0xxuv0x garantir k euh x0u xunga i n diguh axneirax tratuh ax minha amigax i amug0x pel0x n0mex dlex i uxo o x pk já t0u habituadah...k0nk0rduh ktg nah ultimah part uxam0x mt k0r de r0xaa (expexialment 0x rapazes) i uxam0x ax malax de xintura nuh pexkoxo...n g0xtei mt dah ultimah part pk tavax a xer uma beka mal idukadah...max p0nt0x 0pini0ex xa0 0pini0ex i euh n ax p0xxu mudar...dexd já keruh deixar exklarexiduh k xer xunga n e ter a maniah e apenax kerer xer diferent p0ix euh x0u xunga max a koixax k me identifiku k0m 0x vetux i dp0ix tem algum mal?au autor duh ''post'' deskulpah lá max a tua tia e mxm beta x0 p0r xerex km te dexkrevex.t j'a ex xunga? nem penxar ixxu ta mal...

beccinhux i 0lhem exta e x0 maix uma 0pinia0...

Anónimo disse...

Não julgar, para não ser julgado…
Vou tecer um breve comentário acerca do que li a propósito de betos e chungas, pois, em relação ao que foi dito, estou em absoluto desacordo.
Ser beto ou ser chunga não tem de ser necessariamente o que eu vi erroneamente descrito.
A turva visão pré-concebida de quem não consegue vislumbrar para além do estilo, o carácter, é manifestamente uma prova de alguma insuficiência que me abstenho de adjectivar.
Sou rapariga e assumo-me como sendo chunga. Como já devem ter constatado, não escrevo com uma quantidade incontável de "x" nem "k". Tomo banho todos os dias, trato todas as pessoas que conheço pelo nome, tenho amigos, mas não ando com nenhum "gang". Não tenho a mania que bato nas pessoas, nem assalto a minha vizinhança, sou educada com toda a civilidade e o meu vocabulário não sendo reduzido, é levemente salpicado por palavras menos adequadas, como o de qualquer jovem sem rótulo.
As pessoas que têm a ideia que ser chunga é ser um marginal, estão redondamente enganadas. Quem julga sem conhecimento de causa, só poderá ser movido por uma forte carga preconceituosa.
Não sou "betunguinha" como foi aqui proposto para "carimbar" as pessoas que não fazem parte do grupo dito "convencional" de chungas. Sou chunga, convicta! Uso ténis brancos e algum ouro, oiço hip hop e kisomba, uso cor-de-rosa, preto e branco, uso argolas e dou-me com as pessoas em geral.
Já senti pressão para mudar o que sou, mas quando somos o que queremos, a opinião alheia é irrelevante.
Quanto aos betos, têm igualmente direito às suas opções, que não me cabem julgar.
Contudo cada um tem a sua opinião e eu tenho a minha, que se mantém inalterada após ler todos estes comentários.
Foi com todo o gosto que participei nesta discussão.
Cordialmente
P.S: Quanto à saúde das minhas articulações: recomenda-se!...

thug disse...

betos de merda,levam banhada de tdx..eu nao papo grupos...OTARIOS DE MERDA

RITAPAIXAO disse...


- aaaaaaaaii , népia , a sério . esta bateu , bateu tudo xD

voces vêm práqui falar dos chungas , falam , falam , pensando que dizem alguma coisa de jeito , mas Olhem , cálem-se ... dessas bocas só sai merda --"

- sou chunga , sou ... e não tenho vergonha nenhuma disso ;)
voces sim , voces deviam ter vergonha de falar mal dos outros sem saber mesmo de que estão a falar ;)

acham que os chungas são isso que disseram ?! épáa , a sério , trátem-se ;)

Voces , os betos ou lá o que querem que vos chame , é que deviam andar sempre na boca do povo ;D
vestem sempre a mesma coisa, dizem sempre a mesma merda, fazem sempre a mesma cena, deixam de fazer cenas que querem por pensarem primeiro no que os outros vão dizer :'O são tristes --" juro (yn)

acham que isso é ser feliz ?! ahah

falam , falam . mas as tantas têm é inveja de nos termos uma mente bem mais aberta , preparada para o quer der e vier , não , nós nao somos limitádos ;D pelos vistos , os limitádos são voces ... querem dar nas vistas , mas nao passam de uns atrasádos , que só sabem falar mal dos outr , invejosos ... aceitem o mundo tal como ele é ...

~> falam que os chungas são porcos :O
aqui os porcos são voces , tá ?! vão chamar de porcos aos vossos pais .|.
eu cá , tomo banhinho todos os dias (HH)

~> falam tambem que os chungas são marginais :O
vejam lá se não ha aí ladroes que são betos . que se vestem com roupa de marca , sapatinho de vela , cheios de merdas , que roubam , e que algumas noites dão por falta de comida na mesa , para no dia seguinte poderem andar com roupinha de marcaa e tal ;D

~> falam ainda que os chungas são burros :O
ahah , essa é a melhor ;D
então os betos e betinhas que andam aí , todos futeis , com bues manias ... que não sabem escrever e mal sabem falar , que sempre foram protegidos pelos papás e que hoje são esses triste que prái andam --"

épáa, falta tanta coisa por dizer ;$ mas yaa , a vossa inteligencia limitada, nunca iria perceber ;D

Beijinhooo *

( pensem duas vezes antes de fazerem mais cenas destas *.* )

Paulo Nobrega disse...

e tu falas mas sabes o que é ser feliz ? não deves passar de uma pitinha que se quer fazer de má
de rebelde, ai sou chunga voces levam banhada de todos e bla bla, depois passam uns tempinhos na prisão ou simplesmente processar-vos e ter 10 vezes mais aquilo que nos tiraram, vai la ver os morangos.
oh pa , cresçam e trabalhem e sobretudo tenham o minimo de cultura ou de sabedoria,
é por estas e por outras que o país não desenvolve .

Anónimo disse...

O que tem esta gente contra os betos????
Muita inveja que anda por aí

Anónimo disse...

Meu deus... esta sociedade de hoje em dia é tão decadente...
Epá para mim a chungaria que por aí anda devia ter um bocado de vergonha de certas coisas que faz e da maneira como alguns andam vestidos... Qual é a cena de andar com calças enfiadas dentro das meias, ou usar argolas de ouro nas orelhas, ou fazer cortes nas sobrancelhas (deve ser para a aerodinãmica... O.o)?

LoL eu li aqui com cada comentário que meu deus...

Vocês haviam de ter um bocado de vergonha na cara, já que são tão cultos e espertos como dizem nos comentários, deixem.se de armar heróis, pois muitos de vocês são heróis mas é na vossa rua e só quando tão em grupo, deixem de andar a roubar o telemóvel do rapaz/rapariga que vai a sair da escola a caminho de casa ou coisa que o valha...

Muitos de vocês não sabem viver em sociedade nem nunca devem vir a saber...

Os betinhos sabem comportar-se em sociedade, têm cultura, têm educação, coisa que muitos de vocês chungas não têm...

Ganhem juizo ;)

Fiquem bem

Anónimo disse...

vocês são todos uns MERDAS ! ha chungas e chungas , conheço muito boa gente chunga, maneira de vestir não diz como as pessoas são. e isso tudo que vocês dizem que os chungas assaltam pessoas, roubam etc ... isso e estilo chunga, espírito de BANDIDO. Vão me dizer que os betos não roubam, não assaltam, não fumam ganzas etc ...?! não falem do que vocês não sabem . cada um e como é, cada um sobrevive como pode e não venham dizer que os chungas são só pretos, os brancos que têm a mania que são chungas fazem pior figura. "Os chungas deviam ser abatidos" filhos da p*ta que dizem isto é que deviam ser abatidos, se a vossa mãe não vos ensinou MORTE NÃO SE DESEJA A NINGUÉM. Uma coisa para vocês ficarem a saber, eu sou chunga e sou beto, meu estilo é variado as duas coisas, visto o que quero e o que gosto. chungas não anda de skate, eu ando são pequenas coisas que vocês tem de saber. Pessoas como vocês e que tão mal neste mundo !

Anónimo disse...

nigga, chunga= street life, viver na red line, segurar king size na mao, pistola nas kalças, nah tropa, chunga é uma maneira de viver, um estilo de roupa e de vida. na komunmidade chunga, ah rappers, mc´s, dreads, chungas, gangstas etc. as pessoas teem a mania ke os chungas sao lixo mas nepia. e nao temos nada kontra betos, otra cena, eu sou chunga ya ? mas sou chunga gangsta topas nha brotha ?
street life em embriao, street life ate ao caixao. e kem beefar konosko leva shot na boka. paz ai pra ti miudo. nat te estragues, deixa a street life pos chungas, nah te metas nisto, esta guerra é nossa ;). va paz pa todos os manos aki prezentes, YEAH ZONA C NA LINHA DA FRENTE. Prop´s pa tda a tuga . manty firmy nha nigga, dreto'. one luve

Anónimo disse...

Sou neo-nazi e se mandasse no país fazia o mesmo aos pretos, chungas e ciganos, que o Hitler fez aos judeus no holocuasto e todos aqueles brancos que não fossem racistas.

Anónimo disse...

Oh puto cura.the yah eu sou chunga e se kixeres ate te expliko o ke é...

Fica broo

Gangster Street Boy

Anónimo disse...

vai mazé para o caralho ó chunga de merda, e se me voltas a contradizer chamo o meu primo que é skinhead.

Anónimo disse...

As pessoas têm a ideia errada de chunga, e isso acho muito mau... Uma coisa é as pessoas desmzeladas que não tomam banho outra coisa sao as pessoas que usam roupa que os deixa á vontade mesmo que seja camisolas bem largas. As pessoas têm direitos e nao merecem ser tratadas abaixo de cao só porque usam tal roupa ou porque sao de um grupo diferente... O que queria dizer é que as pessoas são como sao e hoje em dia há muito preconceito. Beijinhos ;D

kika kawaii disse...

eu nao sou chunga nem beta, eu tenho o meu estilo e toda a gente adora hahaha x3

kissu~

Bruno Filipe disse...

Meu Deus, no que isto se tornou..
Peço imensa desculpa por tudo o que se passou, eu apenas postei a minha opinião, respeito as vossas claro, mas isto apenas é o que eu passei e presenciei, nada mais.
Não é preciso ameaçar com Skinheads, e "shot na boka", asério não levem isto a peito, Thanks everyone!

Unknown disse...

Oi sou o Puto láá(alcunha).o teu blog esta mt fixe:P..passa pelo o meu e deixa cmentario!

Anónimo disse...

03/03/10 (Entretanto os tempos passaram e as coisas mudaram) ...
"Chunga": (Rapariga) Usam muito ouro, combinam sempre as cores das camisolas com os ténis (nunca podem andar de muitas cores), usam muitas vezes ténis da nike com pala (e geralmente metem-na para cima), usam argolas muitoooo grandes, têm de ter piercing's, andam sempre maquilhadas, têm que escrever com o's grandes e falar crioulo, têm que ter muita fama (isto é conhecer muita gente) ...
"Beta": Tens que usar muitas cores, tens que ter um feitio de menina da mamã ou do papá, tens que ter o armário CHEIO de roupa (tudo de marca), tens que ter contas em muita coisa e principalmente no hi5 e aí tens que competir com outras para ver quem é que tem mais comentários às fotos, ao perfil, e as fotos têm que ficar PERFEITAS se não tiver não metes, tens que usar acessórios, mas mesmo muiiiitooos! E por fim quando saíres tens que falar muito alto para dar nas vistas ah e também tens de sair à noite (mas se não fores não há problema, finges).
Quando ganharem juízo (um dia, daqui a muito tempo!) vão perceber que quanto mais forem vocês mesmas melhor ainda :) Um abraço.

Driika disse...

Desculpa mas a "Rita Paixão" matou-me.
P'ra mim cada um é como é.

E se ela diz que os betos têm mente limitada eu digo desde já:

-que a maioria dos chungas têm o dicionário limitado.. Pelas palavras consegues distinguir um chunga na boa "bateu, nha, matou tudo, népiia, vêm práqui, pensam que, "Asneiras não podem faltar no dicionário da vossa mente igual", tratem-se..."

-Um chunga não tem vergonha na cara
-so anda com chungas,
-falam mal dos outros e dos seus amigos
-acham que são diferentes mas eles sim são limitados as suas capacidades
-a maioria são burros chumbados
-dedicam-se a vida na rua como os mendigos
-vestem sempre a mesma coisa (ténis, calças, uma camisolinha qq)
-muitas vezes ficam a usar essa roupa durante vários dias
-fazem sempre a mesma cena (todos os dias as nao sei quantas horas ali na rua do nao sei k e vamos andar por ai)
-Adoram fazer-se de prostitutas ou de playboys e trairem os damos mas p'ra eles é na boa
-o que queres dizer com "mente aberta preparada pro que der e vier"? prepara-te para as facadas dos teus amigos quando um dia fizeres asneira
-lamento informar mas voces e que querem dar nas vistas, qual e a rafeira que nao tem hi5?
- a maioria aos 13 anos já não é virgem
- há-de haver sempre alguma que engravida
- muitos chungas do tempo dos meus pais neste momento têm optimos empregos (homem do lixo, empregada das limpezas...)

Pensem no vosso futuro, são todos (agora estou a falar de betos,chungas,emos...) feitos de racismo e discriminação mesmo que digam que não é a mais pura das verdades, não sabem aceitar pessoas diferentes, não sabem controlar a vossa raiva e inveja, não sabem que há-de haver sempre alguém melhor que vocês?
APRENDAM A SER GENTE!
Neste Mundo já quase ninguém sabe ser normal e decente...
Desculpem-me mas teve de ser...

Driika disse...

Só mais uma cena, deixem-se lá com a mania dos "estilos" e das classes sociais que isso já é mais velho que a minha avó...

Anónimo disse...

Posso-vos dizer que sou beto , faço equitação, estudo piano e sim adoro golf e tenis .
mas não posso descriminar alguém por aquilo que é,porém, as vezes é inevitável as figuras tristes que vemos na rua , já por várias vezes vi rapazes e também raparigas ditas chungas a assaltarem e isso não podem negar visto que até hoje nunca vi um beto na prisão ou algo do género , se forem visitar o estabelecimento prisional de lisboa verão que só lá estão chungas.

Anónimo disse...

enganaste nem todos os chungas sao assim por explo eu sou chunga mas lavome i nao durmo vestido se um dia kiseres cunheser os chunas ve por eles nao por o aspeto sabias so por seres beta(o) julgas ke todos temos de ser beto o betas

Anónimo disse...

nha Deus vcx falam atOaá ze..
ser chungas nao e ser burroO yh nao e ser sujo, nao e ser bandido,nao e nao respeitar ou outros, nao e nao ter amigos,nao e qase nda do qe vcx falam..
pra começar sO xunga(dama) e estou no quadro de excelência da escola por isso --´
tomo o meu bainho todOs Os santOs dias yh ^.^
te garanto qe nao ando aii a roubar meu.. pelo contrario conheço bue betos qe andam aii nas drogas e a roubar.. e as betinhas nha deus aii so a fuderem com os damos um das outras.. isso sim e nao ser amiga..|| va sabem bem qe os chungas marcam a sua presença pah!!
e é isso qe nso pretendemos. marcar a diferença, nao ser akilo qe os qe todos esperam!! ee so pa fikar as nhas socias tratam todas as minha tias e ate a mae por mae e tias.. porixo !!
aa e sem falar nO neo-nazi qe ta aiia falar. pensa bem o otario vai te tratar yh. achas qe es mais qe os outros so pela cor da tua pele ou do teu cabelo.. nao nao es !! com essa tua cabeça te garantoO fi nao xegas longe!!!


ps: sejam vcx próprios
nao aquilo qe os outros esperam qe sejam xD.
fkem nha paz da Deus. bjinhOS

Anónimo disse...

a Anita falou muito bem sobre os betos pois existe em pequena escala aqueles qe sao betos mas nao sao ricos e tambem nao sao mimados, eu conheço alguns betos assim e sei qe 3 deles nao sao ricos nem mimados e esta bastante confirmado! Na minha opinao os betos estao divididos em 3 ou 4 categorias:

1-Betos ricos e mimados
2-Betos com mania
3-Betos so estilo
4-Betos nao sao ricos e nao sao mimaods

e eu digo isto pk convivo de segunda à segunda com betos!

Anita disse...

Parece que fui eu quem começou isto, há quase dois anos atrás... Nada mais posso dizer que...fantástico.

Nada tenho a alterar na minha opinião. Gostava só de acrescentar que, este tempo volvido, me parece pertinente pensar um pouco acerca do que é a opinião de cada um. Estes conceitos (chunguice, betice e outros que tais) são todos subjectivos. Começam e acabam onde cada um quiser, e, por isso, abrangem ou deixam de abranger as pessoas que a gente entender. Mas creio tambem que é óbvio que alguém meter ou querer meter-se dentro de um saco é profundamente limitativo, faltando, claro está, mais cedo ou mais tarde, à verdade...
O objectivo nunca foi, creio, ofender ninguém pessoalmente; mas, tanto quanto possível, delinear alguns limites para lá dos quais a sociedade em que vivemos se habituou a usar de rótulos à sua livre vontade. Cada um com a sua subjectividade, cada um com a sua intenção.

Era só isto.
E fico contente por teres reactivado o blog...

Anita

Anónimo disse...

Boas Noites
Eu nao cotumo frequentar blogs mas hoje falaram-me em estilo chunga e eu nao o conhecia por esse nome... (deve ser mais algum estilo inventado pelos mouros xD)
Eu nao sei qual e o meu estilo pois eu caracterizo-me com a minha propria personalidade.
Uso normalmente calças ou calçoes de ganga, uma t-shirt, ou uma camizinha pa "cagar Cenario", sapatilhas sempre "matraconas" e sim com a pala de fora.
Sim, fumo, bebo de vez em quando mas sem ezagero.
Arrependo-me de me ter metido no pior vicio de todos (tabaco) e nao o recomento a ninguem.
Apesar de tudo sou aluno ezemplar, com média de 5 a mat e ciencias, tenho amigos de todos os estilos ou raças e respeito toda a gente igual.
Apesar de ja ter visto de tudo, isto de guerras de estilo e tudo uma banhada.
Eu sei que cada um se quer defender e espressar os seus sentimentos.
Eu acho que betos e chungas a muitos mas cada um tem a sua caracterizaçao pessicologia (hui que palavras caras xD), tipo eu conheço betos, que fumam, chungas que fumas, betos que roubam, chungas que roubam, mas tambem conhesso ambos que sao uma santidade.
Quanto a questao de nao se lavarem isso nao sao betos nem chungas, SAO PORCOS!!!
Obrigado!
Ps:Sou mesmo bom aluno apezar de escrever com muitos erros, e tambem a questao de diser asneiras Caralho! pode ser de origem, eu sau trasmontano e ja digo asneiras desde pequeno!
Manekas

Anónimo disse...

Custa-me a acreditar que este ultimo rapaz que escreveu o comentário seja bom aluno, a escrever apezar, ezemplar, pessicologia... isto sim é escrever de maneira chunga xD

Anónimo disse...

Texto bué mentiroso.
Estás a confundir Betos com gente que tem a mania que é importante, e chungas com gente porca que não se sabe vestir.

PAHAHAH chamas a isto um blogue?

Anónimo disse...

Caros amigos e amigas! Portugal e uma merda por causa dos Chungas, Mitras! Uma coisa vou vos disser:
Eu sou de leste, onde nao ha gangs, mas ha mafias :D, e qualidade de vida ja e miseravel! Mas as pessoas de qualquer forma nao aranjam mais problemas, sofremos todos :(, e durante ha noite eu posso andar com a minha namorada mesmo na boa! ninguem em 50 dias se meteu conosco, pelo o contrario ainda nos ofereciam alcool e compania :P


agora em Portugal a minha namorada e tipo cor caputchina, e tem os seus tracos africanas, cada dia que eu saio com ela tenho pelo menos 3 ou 4 grupinhos a meters com ela, mesmo eu estando la! E sabem muito bem se eu quisser fazer algo, nao tenho ipodes contra 5 ou 6 :D!
Eu posso dizer que sou daquilos gajso que houvem Hardcore, Trance, Hip Hop mas do oldschool que fala do respeito!


Posso dizer que tenho amigos que sao mitras e chungas, vendem droga e armas, sao meus amigos que sei que nunca me vao trair, e tenho esta sorte


Mas a minha explicacao de chungas e mitras, e seguinte : Pessoas com muitos complexos, pensam que a vida para eles e uma merda e que eles tem que encontrar uma maneira de sobriviver(roubar) e nao estudar, que tem medo enfrentar a vida real, e que sao uns cagoes pois so actuam quando sao um grupo!Eles sao pessoas que pensam que sao superiores mas no mesmo tempo isso tudo que eles fazem e pelo medo que tem! E por isso andam com facas, armar confusao para demonstrar a todos que eles sao muito perigosos! (A melhor defesa, e o ataque :D), so que a raiva que me poem e de andarem em grupo e armar confusao so ai, pois quando tao sozinho ate mudam de rua para nao se cruzarem cmg!



Um concelho para todos os mitras e chungas: Meus amigos, param de se armar em homens, um homem tem que saber lutar quando e preciso, para proteger a si e a familia! Estas ideas que cantam no dia de hoje e so merda! e uma forma de demonstrar grandeza mas todos dizem que mafia russa e fdd(mas ao contrario dos rappers eles ficam calados) portanto quando e preciso demonstrar se ha de chegar a altura
Pensam tmb um bocado na vitima, as facadas que eu ja levei nao me foram nada boas, e tive varios meses fora do desporto, e podia ter progredido para selecao numa das alturas! E isso tudo a pala de que? de eu ter uma namorada boa, e tar a beber a minha garafa, e um esperto com os socios decidirem me tirar esta garafa!


Portanto pensam um bocado nu que querem!

Magik disse...

Este comentário e resposta ao ultimo em especial a a uma frase do fim...porquê associar os rappers aos chungas os reppars pelo menos arranjarão uma maneira de se manifestarem ao contrário de voses que ficão fedidos em casa enquanto este estado vos rouba de várias maneira tenho juizo aprendão e depois logo falão

Anónimo disse...

EPÁ PARA TUDO!

DESDE QUANDO É QUE PUNK ROCK É MUSICA DE EMOS?

Anita, antes de falares de um genero musical, certifica-te da sua história. O punk rock nunca esteve ligado aos emos, e muito menos é um genero musical que necessite rotulos de ouvintes.

Relativamente ao post, tá uma bela merda. Cada um veste o que quer, tem o estilo que quer, e isso não tem de ser especificamente como descreves ai em cima.
Eu cá não tenho nenhum desses dois estilos ai referidos ( e muito menos o emo ), e cada vez mais me apercebo que o povo portugues na cabeça só tem é merda

Anónimo disse...

É pá, se forem a ver, vai dar tudo ao mesmo. Eu já fui um bocadinho de tudo, talvez à procura de um estilo que se adaptasse melhor à minha personalidade. Comecei pelo chunga e gostei do que vivi. Dentro do teu grupo há respeito e claro que há sempre conflitos entre grupos, por quererem dominar ali o território. Mas com os betos é a mesma coisa. O meu estilo actual aproxima-se mais ao dos Betos e eu não gosto deles. Porque têm a mania. E os chungas também. E eu também tenho a mania, não tenho problemas em admitir este tipo de coisas.

Mas a verdade é que acusam muitas vezes, e as pessoas associam logo os chungas às drogas e assim, mas os betos, são os primeiros! O meu antigo secundário, tinha uma quantidade infinita de betos e chungas e por cada chunga que ia para fora do recinto para fumar, iam 10 betos.

E os chungas andam vestidos de fato-de-treino e com as calças por dentro das meias, com os seus cap's e com a bolsa da Lacoste, mas os betos também andam todos com as botas da Timbarland, com as camisolas largas transparentes e com o cabelo super comprido.

As betas demoram muito tempo com a maquilhagem, se for preciso, as chungas demoram mais! Elas precisam de estar bonitas para os seus homens. As betas, nos casos mais actuais é só para provocar. Mas andam todas à procura do mesmo.

A única coisa aqui é o choque que existe. Eu mudei mil vezes de estilo, fiz amizades conforme os estilos. Mas quando mudava, as amizades mantinham-se, por isso podemos afirmar que não pela maneira que falamos ou nos vestimos que somos mais ou menos educados. Depende sim da educação e dos valores de cada um, independentemente do estilo. Porque há muita gente parva, e não descobres que a pessoa é mal formada pelo que ela tem vestido.

Já nem falo nos outros estilos, porque não vale a pena. Mas os argumentos são os mesmos. Isso de nós falarmos mal uns dos outros faz parte de sermos humanos, temos uma necessidade extrema de nos sentirmos bem em relação aos outros, porque quer queiramos ou não, somos um animal social. Se as aparências não importassem, não existia este discussão, andávamos todos nus e pronto. Depende dos gostos. Depende da altura em que vivemos. Depende da mentalidade das pessoas. Depende da capacidade que as pessoas têm de lidar com o que ouvem. Mas no fundo somos todos iguais, e andamos à descoberta do ser.

p.s. Eu sei que o meu texto é extenso, mas foi-lhe imbutido muita sabedoria e experiência por uma rapariga de 18 anos, que qualquer que fosse o seu estilo as pessoas gozavam com ela.. e apesar de tudo, aprendi a viver com isso.

Anónimo disse...

o comentario q eu gostei mais foi este ultimo da anita mas memo assim achei td uma merda pq vcs tao tds desatualizados , os betos ja nao usa botas da timberland e isso nem curtem tenis golf e essas merdas
os betos de agora usam tenis calcas um coche pa baixo camisolas um pouco largas mas nao muito, muito menos q os xungas as vezes usam caps e as ropas todas deles sao de marcas tipo quick silver bilabong D.C vans globe reap curl volcom etc.....e os desportos q fazem nao e tipo golf e isso agora os betos gostam e muitos fazem skate surf, usam cabelos grandes e essas cenas tipo skate hair e sao um pouco mimados tipo meninos da mama e nao se armao como os cabroes dos paneleiros dos xungas que se fazem de caes e ladrao o bit box as dsamas deles vendem o cu na rua e sao bue medricas tem de andar sempre com os amiguinhos

esta e a minha opiniao eu so beto e tenho muito gosto odieo xungas pq q se armam de bue sao bue invejosos e ainda por cima estaoabaixo de cao vao fumar as drogas deles po caralhooooooo!!!

Anónimo disse...

Olá!
So vim aqui dar uma opiniao!
Eu acho que nao se deve julgar ninguem mas desculpem la temos todos defeitos... Sim os betos têm defeitos, sim os chungas têm defeitos... Sim... Todo o mundo tem defeitos... E e dps??? Nao deixamos de ser quem somos pela nossa raça!!! Nao sejm racistas, sejam racionais...


Espero ter ajudado!

Anónimo disse...

Eu concordo com o comentario anterior e muito do que voces dizem esta errado á xungas que sao boas pessoas. Outra coisa no meu caso que sou mitra que falam tanto mal deles isso ou é por inveja ou se nao for inveja nao vejo outra razao por se sentirem incomodados (betos) com o nosso tipo de vida ou estilo, eu tenho amigos betos e amigos mitras isso so tem a ver com o tipo de pessoa que sao e perguntam se gosto do estilo dos betos? nepia nao gosto mas nao ando por ai a dizer mal deles tem o estilo e a vida de viver deles e nos temos o nosso (mitras e xungas). Abraco!!

Anónimo disse...

*maneira de viver

Anónimo disse...

Eu acho que ta tudo errado.
Eu acho que sei tudo.
Eu acho que não podem comentar depois de mim porque se tornam Feias e Larilas.

Mas eu sei que não sabes escrever.
Não sabem o que dizem,
Não deviam sequer tar aqui, quem manda sou seu.
Abraço a todos no pé.

Vasco CC disse...

que falta de noção! achei a maior das graças ao 'post', um bocado possidónio e para alguém que não tem nada que ver! e já agora acho que qualquer beto que se intitule como tal não passa de um 'wannabe' que quer pertencer a um grupo/elite.

betos são um grupo restrito(desde os anos noventa deixou de ser assim tão restrito) que deve o seu nome não sei bem a quê...

vasco cc

WE$TSIDE disse...

epa nem acredito nos comentarios que estou a ler aqui, é tudo putos de certeza absoluta.

voces tem a mania de "axaxinar o prtgues", tem que ir para a escola aprender a escrever ou o caralho

eu tenho 14 anos, vivo num ghetto mas só por viver num não quer dizer que tenho que anda com o pessoal "da street".

mas o que é isso? deixem os chungas em paz nem todos são criminosos, eu oiço rap(mas o rap que ouço não é essa merda do hip hop tuga nem LiL wayne)ó rap que oiço é rap que fala sobre o racismo, injustiças socias e os problemas das pessoas que vivem em bairros socias( 2pac). não admiro os betinhos, ainda não acordaram para a vida. mas á betos que são boas pessoas, nem todos são arrogantes.

tanto os dois são um grupo marginalizado, pois os chungas são criminosos, tem a mania que são garanhões e que são "bueda fixes"
já os betos são arrogantes, mimados, tambem há betos que pensam que são "bueda fixes" e só por terem dinheiro têem uma legião de amigos.

concluindo, são os dois grupos escumalha da sociedade, pois um pais não avança só com criminosos ou só com doutores

Anónimo disse...

Ser chunga e pela maneira de ser roupa não ir muito indiferente mas também ser estúpido mal criado ,etc

Anónimo disse...

Ser Chunga é qualquer individuo bem ou mal vestido que não respeita o próximo e que tem como fim único aparente...Fazer mal a ele ... e aos outros...!

Conheço muito chunga a vestir Timberlando, Tommy, Camel, e dos 12 aos 60 anos ... Olhem a maior parte dos Ministros ... rsss

Não sigam por aí... São Voçês os Principais Prejudicados.. Chungas!

Ricardo Martins disse...

O chunga, como tanto chamam, não segue modas, faz o seu próprio estilo, o beto segue modas e tendências, diz palavras (caras) para parecer inteligente, os betos são pessoas superficiais que acham por vestir caro são melhores que todos, o chunga é aquele que sabe viver sem preconceitos ou modas, gasta o tempo com a vida não com as aparências, são 40 anos de vida passando um pouco por tudo....